top of page
Foto do escritorMaria Inês Félix

Tantas flores

Tantas flores passaram pelo meu caminho até à primeira história que vos contei. Todas elas simbolizam a minha vida desde o meu nascimento. Numa dessas flores está a história da gravidez da minha irmã, que também vos contei. Elas representam desafios, pensamentos e dificuldades que se transformaram em bênçãos entre o passado, o presente e o futuro.


Aos oito anos, fui diagnosticada com dislexia fonológica profunda. Naquele momento, não sabia o que estava para vir… mais tarde, descobri o lado obscuro da Maria, revelado pela diminuição da autoestima e pela falta de confiança.


Tive uma infância e um ensino secundário difíceis e vivi momentos muito duros. Sofri de bullying desde a escola primária até ao ensino secundário. Na escola, não seguiam as orientações pedagógicas adequadas para pessoas com dislexia, conforme os parâmetros recomendados pela psicóloga. A única adaptação a que tinha direito eram alguns minutos extras (cerca de 10 a 15 minutos) nos testes de avaliação.


Alguns professores mandavam-me ler em voz alta e eu gaguejava… não me sentia compreendida. Por mais que tentasse, sabia que a Maria não conseguia, pois trocava as letras e os sons. Sem saber como me expressar, com dificuldade para explicar os meus sentimentos, a Maria sentia-se diferente dos outros e excluída da turma.


Durante muito tempo, tive medo de falar com outras pessoas que não fossem da minha família. Por essa razão, fiz psicoterapia para superar o medo e aumentar a confiança em mim mesma. No fundo, tive de aprender a acreditar nas capacidades da Maria e ver a flor que existia dentro dela!


Nem sei ao certo quantas sessões de terapia fiz, mas todas me ajudaram a chegar onde estou hoje… talvez tenha sido a minha persistência que motivou a minha mãe a continuar em frente. No entanto, foi um trabalho de equipa, pois exigiu muito esforço para conquistar o impossível!


De facto, uma das minhas terapeutas disse-me: “A Maria foi a maior dádiva que Deus te deu.” A princípio, neguei, pensando em todos os desafios e momentos difíceis, mas depois aceitei e vi a flor mais brilhante à minha frente.


No final, sei que encontrarei mais flores no meu caminho, com novas experiências e histórias para vos contar…



35 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Paula Ponce Álvares
Paula Ponce Álvares
Nov 11

Fizeste de todas as pedras que encontraste uma flor e por isso es a grande mulher que és hoje . Estarei sempre aqui para o precisares ❤️

Like
Post: Blog2 Post
bottom of page