Quem diria que a Maria iria voltar um dia ao secundário?!
Quem diria que, após tantos anos, ela seria "chamada ao quadro" novamente, mas desta vez para um propósito tão bonito que não conseguiu recusar o convite! Contarei todos os detalhes mais à frente, mas agora vou directa à história, pois já faz muito tempo que nós duas não aparecemos aqui no blog... No dia 23 de fevereiro de 2024, pela manhã, estávamos entrando na Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, para conhecer a Joana Duarte, uma aluna de 17 anos que ia apresentar a PAP – Prova de Aptidão Profissional – na área da saúde, mais especificamente sobre dislexia. A Joana também é disléxica e tem um amigo especial que conheceu aos 8 anos, junto com a Dra. Paula Teles. A Maria se identificou com a história e quis logo ajudá-la (o que é muito estranho, já que ela é tão tímida).
Chegámos à sala de aula e conhecermos as professoras da Joana, que agradeceram logo a nossa presença e disponibilidade em fazer parte de algo tão importante. Minutos depois, a apresentação começou, e a Maria estava encantada em ouvir a história da Joana! Ela estava tão feliz ao ouvir a Joana falar sobre seu amigo especial e sobre o resto da apresentação que havia preparado.
À medida que a nossa vez se aproximava, meu coração batia tão forte que parecia que ia sair do peito... No entanto, fiz alguns exercícios de respiração para me acalmar, pois não queria que a minha amiga Maria passasse pelo mesmo trauma que teve no secundário. Lá no fundo, eu sabia que tudo iria correr bem, pois estava feliz por compartilhar essa experiência com a Maria ao meu lado.
Chegou a nossa vez e falámos sobre como aprendemos a viver uma com a outra, desde os 2 até os 34 anos. Apresentámos o Método Fonomímico da Dra Paula Teles e contámos sobre todo o trabalho árduo que tivemos até chegarmos à nossa vida actual. Abordamos as dificuldades e desafios no mundo do trabalho, além das estratégias de superação, como a importância de aceitarmos nossas fraquezas e de termos determinação, persistência, coragem e imaginação para alcançarmos nossos sonhos.
Após alguns minutos, a apresentação terminou e houve um grande aplauso. Vimos que a Joana estava muito contente com a nossa presença e com o nosso testemunho sobre como é viver com um amigo especial. A verdade é que a Maria gostou tanto da experiência que, se pudesse, ficaria mais tempo falando e dando mais algumas dicas aos futuros "gênios" (para a nossa apresentação, usamos um slide com alguns dos maiores gênios disléxicos da história, como Albert Einstein, Steve Jobs, Walt Disney, etc.).
No final, todos adoraram a nossa presença e a história que a Maria e eu contámos sobre a nossa vida. Saímos de coração cheio e agradecemos à Joana pelo convite para participar na sua apresentação e por nos ter aberto as portas da sua escola e do seu mundo. Muito obrigada também à Patrícia Lopes, mãe da Joana, pela iniciativa e pela mensagem que nos enviou no dia 26 de novembro de 2023.
Sabemos como é importante o apoio da mãe em momentos desafiadores da vida, e foi muito bonito para nós ver como ela se lembrou de nós para ajudar sua filha. Desejamos muito sucesso à Joana! Temos certeza de que tudo correrá bem!
Comments